sábado, 22 de junho de 2013

Paula aposta no EP junto com outros artistas!!

Artistas brasileiros têm apostado no EP (sigla de “extended play”), que nada mais é do que um CD com menos músicas, uma novidade no mercado brasileiro, mas um formato consolidado já há muitos anos no exterior.
Nomes como Luan Santana, Paula Fernandes e Fafá de Belém lançaram músicas em EPs neste ano.


A a para o consumidor, o que facilita a venda.
No Brasil, até pouco tempo era comum o artista em início de carreira –sem gravadora e sem recursos financeiros– lançar EPs como forma de divulgar seu trabalho.
Depois, partia para o CD, como ocorreu com a Orquestra Imperial e, mais recentemente, com a banda Holger e com o capixaba Silva.
Outros artistas encontram no EP uma solução para fazer com que uma música que tenha estourado, lançada isoladamente –como o “single”, consolidado nos Estados Unidos–, saia no formato físico.
São os casos de Paula Fernandes, com o sucesso na novela, e de Luan Santana, com “Te Esperando”,
cujo clipe teve mais de 13 milhões de visualizações no YouTube.
“O fato de o Roberto ter lançado o EP com um hit mostrou para o público que vale a pena. O Rei abriu as portas para outros artistas. É uma ideia da gravadora que pode ser uma tendência de mercado”, diz Luan Santana.


“Em virtude da novela, começamos a ter uma demanda grande dos fãs e nas rádios. Os EPs se tornaram uma boa solução para casos como esses, mas não consigo enxergar o formato como substituto do CD cheio”, diz Paula Fernandes.

Além deles, de 2012 para cá artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Victor & Léo, Jota Quest, Agridoce (projeto de Pitty com o guitarrista Martin), Sandy, Clarice Falcão, Madrid e MC Anitta, 
entre outros, lançaram EPs.

Um dos aspectos que contribuíram para o fortalecimento dos EPs foi a chegada do iTunes (loja de
discos e vídeos da Apple) no Brasil, em 2011.

Como os EPS têm poucas músicas, algumas pessoas preferem comprá-las apenas no formato digital.
Dos mais de 2 milhões de cópias de “Esse Cara Sou Eu”, mais de 500 mil são do iTunes.

RESPOSTA RÁPIDA

Outro artista que lançou um EP este ano foi Tom Zé, em caso bem diferente dos outros. A intenção
do compositor baiano ao apostar no formato enxuto foi a de dar uma resposta ao público, não por
algum hit, mas por críticas recebidas em redes sociais.
Tom Zé, criticado por ter feito a locução de um comercial da Coca-Cola, lançou o EP “Tribunal do
Feicebuqui” para responder aos ataques com rapidez, sem perder o “timing” do debate.



Retirado de: http://www.sededeamorpaulafernandes.blogspot.com.br/2013/06/paula-fernandes-aposta-no-ep-junto-com.html#more




Nenhum comentário:

Postar um comentário